Início » O que é a Unilivre Internacional » Declaração de Princípios

Declaração de Princípios

A Declaração de Princípios da Unilivre – Universidade Livre Internacional  é inspirada em três textos fundamentais do Direito Internacional Público: 1º  na Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU – Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948; 2º na Declaração Mundial sobre Educação para Todos da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; 3º na Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI:  Visão e Ação aprovada em Paris, 9 de outubro de 1998, também aprovado na Unesco

Desses três documentos retiramos Cinco Princípios Fundamentais:

  • Liberdade de Ensino/Aprendizagem
  • Liberdade de Pesquisa Científica
  • Liberdade de Aceso ao Conhecimento
  • Liberdade de Partilha de Conhecimento
  • Liberdade para o Crescimento Econômico e Social

1 – A Liberdade de Ensino/Aprendizagem:

O Ensino/Aprendizagem devem ser uma prioridade para o Desenvolvimento Humano Sustentado e Sustentável em toda e qualquer comunidade humana, país e continente, para que Ensinar seja possível é necessário que seja exercido em Liberdade e em Democracia. Criar recursos para Ensinar e Aprender deve ser, por isso, uma prioridade para todos os Estados e Comunidades Humanas.

2 – Liberdade de Pesquisa Científica:

A Pesquisa Científica é o único meio para desenvolver de forma sustentada o crescimento econômico e social de uma Sociedade verdadeiramente preocupada e comprometida com o desenvolvimento Humano, Econômico e Social integrado de todos e de cada um no contexto comunitário, regional e nacional.

3- Liberdade de Acesso ao Conhecimento:

O Acesso ao Conhecimento é condição indispensável para Pesquisa Científica e para o Ensino/Aprendizagem. Pesquisar, Aprender e Ensinar são caminhos de liberdade e para a Liberdade dos povos, das comunidades e dos indivíduos e para o desenvolvimento Humano, Econômico e Social integrado.

4 – Liberdade de Partilha de Conhecimento:

Só com a Livre Partilha de Conhecimento torna possível o Acesso a esse conhecimento. O conhecimento humano, resultado do esforço individual e coletivo, tem autoria (direito autoral), mas não tem propriedade exclusiva legítima pois deve visar o desenvolvimento Humano, Econômico e Social integrado de todos e de cada um.

5 – Liberdade para o Crescimento Econômico e Social:

A Liberdade para o Crescimento Econômico e Social é fundamental para a Democracia dos Povos, para o Respeito dos Direitos Humanos e para o desenvolvimento Humano a todos os níveis.

Os Cinco Princípios Fundamentais da Unilivre – Universidade Livre Internacional tomam corpo na sua Missão e Objetivos:

Unilivre – Universidade Livre Internacional é uma instituição sem fins lucrativos equiparada a uma ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento de Direito Europeu com a Missão única de desenvolver a Pesquisa Científica e a Formação Acadêmica dos seus associados, alunos, utentes, pesquisadores, bolseiros e professores nos PALOPs – Países de Língua Oficial Portuguesa.

  • Objetivo Econômico da Unilivre – Universidade Livre Internacional é suprir as necessidades financeiras da Instituição para a prossecução dos seus objetivos sociais.
  • O objetivo Social da Unilivre – Universidade Livre Internacional é a Pesquisa Científica e o Ensino/Aprendizagem dos seus alunos, utentes, pesquisadores e professores.
  • O objetivo Acadêmico da Unilivre – Universidade Livre Internacional é a qualidade na Pesquisa Científica e o Ensino/Aprendizagem dos seus alunos, utentes, pesquisadores e professores.

 

Para Pedir mais Informações Preencha e Envie o Formulário:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: